Como medir o resultado de suas Newsletters com Google Analytics

Se você envia Newsletters periodicamente há uma grande chance de que esteja distorcendo os dados e a análise do seu site no Google Analytics. O URL Builder é uma ferramenta que pode ajudá-lo a contornar este problema e ainda melhorar a análise por fonte de tráfego do seu site.

Fonte de Tráfego Email

Visitas provenientes de cliques nos emails que você envia, seja em uma Newsletter ou em um email marketing, não têm fonte de tráfego discriminadas como “email” no Google Analytics, elas são mascaradas como outros tipos de visita.

Quando o visitante utiliza um software específico como o Outlook a fonte de tráfego atrbuída é “direto”, somando-se às visitas de quem digita o endereço de seu site diretamente no navegador. Já quando o visitante utiliza webmails como GMail ou Hotmail a fonte de tráfego atribuída  é “referral”, como se fora proveniente de links de sites terceiros.

Ferramentas e Email Marketing

Se você utiliza uma ferramenta disparadora de emails própria ou de mercado pode estar pensando que está livre deste problema, já que consegue medir o número de aberturas e cliques na própria ferramenta. Acontece que a visão geral das fontes de tráfego é tão importante quanto a análise de resultado de uma campanha de email específica.

Muitas destas ferramentas além de não corrigir o problema podem produzir distorções ainda maiores no Google Analytics, já que normalmente fazem um redirecionamento (redirect) em todos os link dos email, como por exemplo:

ferramentadeemail.com/link123 > redirects to >meusite.com/noticia123

Este redirecionamento pode fazer a fonte de tráfego verdadeira se perder, todo acesso via email será atribuída a links de referência do site ferramentadeemail.com ou, se a ferramenta for própria e estiver no mesmo domínio do site, toda visita será atribuída a tráfego direto.

Fontes de tráfego distorcidas no Analytics

URL Builder: Solução para o Google Analytics

Para resolver o problema basta usar o URL Builder do Google que adicionará aos seus links parâmetros que forçarão o Analytcs a identificar os cliques como provenientes de “email”, idenpendente do link sofrer redirecionamento, ser aberto no outlook, webmails, etc.

Para cada link que você for inserir na Newsletter ou em emails de campanhas, acesse o URL Builder e siga estes passos:

  • Insira o link original no campo Website URL
  • Em Campaign Source preencha com algo que identifique o tipo de email, como “newsletter” por exemplo
  • Em Campaign Medium preencha com “email”
  • Em Campaign Name preencha com algo que identifique o email, como“newsletter do dia 1 de Jan” por exemplo
  • Clique em Generate URL

Pronto, utilize o link gerado no lugar do link original e faça o mesmo para quaisquer outros links que você inserir no email.

Os links gerados devem ficar como este exemplo:http://meusite.com/noticia123?utm_medium=email&utm_campaign=newsletter&utm_source=newsletter , estes parâmetros no final do link fazem o Google Analytics ignorar completamente a fonte de tráfego original da visita e utilizar apenas a discriminada pelos parâmetros, para entendê-los melhor veja a documentação do Google.

Por Guilherme Lopes (ResultadosDigitais)

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