Como se destacar da concorrência

Os bons competidores estão sempre “brigando por uma fatia do bolo”, não importa o setor, para atrair clientes e principalmente idealiza-los vale todo e qualquer esforço. Porém um detalhe muito importante quase sempre e desprezado ou esquecido: O quanto você se diferencia da  concorrência?

Como é possível diferenciar meu produto ou serviço para que seja melhor apresentado ao mercado?

Resposta:
Oferecer mais opções para o consumidor no momento da escolha.

Conhecer muito bem o seu produto possibilita criar seus diferenciais e mostrar que eles são muito mais do que simples informações de rótulo. Fazer isso contando histórias e mostrando marcos fará o consumidor sentir-se mais próximo de seu produto.

Existe uma influência incondicional no ato da venda se fazer com que o consumidor conheça sua marca estimulada por indicações de amigos, notícias na mídia ou redes sociais, e nestes casos a venda poderá sair por impulso.

Existe uma Técnica de usar uma Característica ou Vantagem ou Benefício de um concorrente como estratégia para diferenciar seu produto da concorrência. Chama-se Conceito F.A.B.

O que significa:
1. Feature(Característica) – Elemento  funcional
2. Advantage(Vantagem) – Fator diferencial
3. Benefit(Benefício) – Adiciona o valor desejado

F.A.B basicamente são testes de apresentação que as grandes empresas fazem em todas as suas comunicações. O objetivo é interpretar se a mensagem está sendo passada com os elementos principais da empresa/marca/produto/serviço.

Característica

A característica é o descreve e diferencia os aspectos de qualquer produto. Dentre elas estão: tamanho, cor, sabor, qualidade, condições de pagamento, embalagem, preço, garantia ou qualquer outro tipo de atributo.

Vantagem

A vantagem seria a descrição de como o produto deverá ou poderá ser utilizado, ou ainda, como ele fará diferença na vida do comprador/consumidor. As vantagens são as consequências do que as características proporcionam.

Exemplos de Vantagens:
– Um copiadora que faz cópia dos dois lados de uma pagina simultaneamente; um serviço de hotel que oferece acesso a internet WiFi gratuitamente.

A vantagem mostrada na imagem acima é o Design usado para ganhar valor.

Beneficio

O beneficio é o estado final das características que valem a pena.

A imagem do iPod Nano trazem benefícios como fazer vídeos e ouvir musicas como se tivesse um DJ particular.

Benefícios são vantagens especiais de determinados de determinados produtos que atendem as necessidades do consumidor.

Não esqueça que em vendas, o que as pessoas compram são benefícios. Por tanto, sempre venda características, vantagens o que ele trará de benefício para o cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *